10 cidades para fazer um bate-volta de São Paulo com o aluguel de vans

10 cidades para fazer um bate-volta de São Paulo e aproveitar os dias de folga

Quem vive na agitada e estressante capital paulista precisa dar uma pausa de vez em quando para explorar novos ares. Para te ajudar nessa missão, selecionamos cidades para fazer um bate-volta de São Paulo, mostrando os principais atrativos e características de cada cantinho para seus abençoados dias de folga.

Cidades para fazer um bate-volta de São Paulo

Santos

Uma das cidades litorâneas mais conhecidas do estado, Santos oferece hoje não só um bom lugar para passeio como também para moradia. Vale a pena tirar um dia para conhecer o Museu do Café, que conta a história do grão no país e oferece degustações, além da orla, o aquário, o orquidário e a famosa praia histórico do Gonzaga. Há quem faça de bike o caminho da Estrada Velha de Santos para descer até a cidade.

Mairiporã

A 41 km da capital, Mairiporã guarda consigo um legado histórico bem interessante, visto em museus, na basílica e nos edifícios antigos. A cidade de 129 anos em plena Serra da Cantareira é ideal para quem gosta da proximidade com a natureza. Entre os atrativos estão trilhas, algumas cachoeiras, como a da Caceia e a dos Remédios, e o Pico do Olho D’Água, que é o ponto mais alto da cidade. De lá de cima se avistam as cidades vizinhas e, dependendo do dia, um mar de nuvens. Para os aventureiros, há ainda bons espaços para a prática de rapel, como a Pedreira do Dib.

Atibaia

Um lugar para descansar ou curtir com a família, Atibaia é a terra da Festa do Morango, mas não só isso. O município a 49 km da capital tem um dos melhores climas do Brasil e oferece lugares bem aconchegantes para passar o fim de semana, desde pousadas charmosas à spas de luxo. Além disso, conta com orquidários, fazendas que vivem de produtos artesanais, teleférico que passa acima do Lago do Major é uma das principais atrações locais. Os mais aventureiros aproveitam as trilhas por suas reservas ecológicas ou de seus morros mais altos para saltar de asa delta ou parapente.

São Roque

Quem disse que em São Paulo não tem vinícolas? São Roque é o lugar ideal para provar uvas diferentes, e não por acaso é chamada de Terra do Vinho. A apenas 65 km da capital paulista, é um dos principais destinos de enoturismo do país, reunindo vários vinhedos na chamada Estrada do Vinho, onde há passeios e degustações. A cidade também tem outros atrativos, como o turismo rural, a arquitetura histórica, o parque de diversões Ski Mountain Park, onde é possível esquiar, e ecoturismo em trechos da Mata Atlântica. Ainda conta com o delicioso Vila Don Patto, um complexo de lazer e gastronomia.

São José dos Campos

Bem urbana, apesar de ter 70% do seu território ainda rural, São José dos Campos se desenvolveu bastante ao longo dos anos e se tornou um importante pólo tecnológico e científico. A cidade oferece alguns atrativos de nomes estrelados, como o Parque Municipal Roberto Burle Marx, com projeto paisagístico assinado pelo renomado Burle Marx e obras arquitetônicas de Rino Levi; o Parque Vicentina Aranha, projetado por Ramos de Azevedo; e o Parque Santos Dumont, que tem uma réplica do avião 14 BIS. Aproveite para relaxar no Thermas do Vale, clube com uma das maiores piscina de ondas do país, chegando a até um metro de altura.


Espírito Santo do Pinhal

A 193 km da capital, na fronteira com o estado de Minas Gerais, Espírito Santo do Pinhal tem uma forte ligação com a viticultura. A altitude acima dos 1.000 metros e o clima favorável para a plantação de uva a torna um grande terroir. É exatamente por lá que está uma das novas queridinhas dos brasileiros, a vinícola Guaspari, que tem feito um burburinho na imprensa. Uma antiga fazenda de café foi adaptada para o cultivo de videiras de variedades francesas. A época da colheita, entre julho e agosto, é cheia de atividades. No restante do ano é possível conhece-la também e participar de degustações de vinhos syrah tinto, sauvignon blanc e um syrah rosé.


Areias

Sabe aqueles lugares que parecem ter parado no tempo? Assim é Areias, cidade no Vale do Paraíba que foi pioneira na plantação de café, fazendo parte do chamado roteiro Caminhos da Corte. Passada a visita de Dom Pedro I, o lugar ainda preserva antigas construções, como o hotel onde ele se hospedou em 1822 e fazendas que recebem o público, além de atrativos naturais, como cachoeiras, a Represa do Funil e a Serra da Bocaína. Próximo dali está o Pico do Tira Chapéu, a 2.130 metros de altitude, de onde se enxerga a Baía de Angra e Paraty.

Barra do Una

Muito se engana quem pensa que Peruíbe não tem lugares escondidinhos para descobrir. Exemplo disso é a Barra do Una, mesmo nome de uma das praias de São Sebastião. Após uma estrada de 25 km, que requer bastante cautela e paciência do motorista, se chega a essa rústica vila caiçara. Entre morros cobertos pela Mata Atlântica está a deserta praia com ondas agitadas, para o deleite dos surfistas. Nas rochas há piscinas naturais, lugar de repouso dos peixinhos e siris, e para além delas existe uma trilha até a praia do Caramborê, ainda mais selvagem. No local há restaurantes simples e campings.


Paranapiacaba

A cerca de uma hora da capital paulista, Paranapiacaba é uma vila bem peculiar e pitoresca. No alto da Serra do Mar e parte do Grande ABC, o distrito de inspiração britânica é cercado por casas simples de madeira, ruas de terra e muito verde, refletindo uma tranquilidade que está bem distante do caos da metrópole, apesar de ser apenas 44 km de distância entre as duas. O passeio de trem, com início na Estação da Luz e chegada na antiga vila operária, é uma das grandes atrações, assim como o Festival de Inverno e a Feira Literária. Aproveite para provar o cambuci, fruta típica da Mata Atlântica, servida na forma de suco, doce e até cachaça.

Foto: Brunella Nunes/Equipe QCV

Biritiba-Mirim

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar em Biritiba-Mirim, mas o município já foi parte de Mogi das Cruzes e até caminho para os bandeirantes por meio do rio Tietê! A cidade era passagem de tropeiros antigamente, mas hoje é sinônimo de história e diversão. O centrinho conta com alguns edifícios do século passado, como a Capela de São Benedito, de 1873. Para ter vistas deslumbrantes, não deixe de visitar o Mirante do Clube de Campos, a Pedra do Sapo, a Pedreira do Sítio Novo, a Pedra Grande, a Pedra da Forquilha, os Picos Itatinga e do Garrafão. Mas, um dos grandes atrativos mesmo é o Parque Aquático Vale Encantado do Eco Park Hotel Fazenda, que tem ótima infraestrutura e oferece várias opções de lazer para toda a família.

Joaquim Egídio

Foto: divulgação

O distrito que pertence à Campinas parece que parou no tempo. Joaquim Egídio mantém um clima de roça com ruas de paralelepípedos e construções coloniais, além disso oferece diversas opções de lazer e gastronomia.

Socorro

pedalinho na gruta do anjo
Foto: reprodução / Pousada do Anjo

Localizada a 140 km de São Paulo a cidade conta com uma atração bem diferente para visitar, a Gruta do Anjo que conta com incríveis galerias em 3000 m² de extensão, o viajante pode alugar um pedalinho para passear pela gruta.


Fotos: divulgação

 

Van 24 horasaluguel de vans, ontem, hoje e sempre, acesse nosso site Clique aqui ou Nosso Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *